sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Dourados-MS: COREOgeografia MS no Municipal


O Progresso

publicou

4.Set.2009


COREOgeografia MS no Municipal

Espetáculo tem investimento do FIC e faz parte do projeto Dança MS



Neste domingo, dia 6, ás 20h, no Teatro Municipal de Dourados, será encenado o espetáculo COREOgeografiaMS com o grupo DOME.Com concepção e direção de Blanche Torres.


O espetáculo de dança-teatro foi encenado no ultimo dia 29 na Associação Comercial e Industrial de Naviraí, recebendo inúmeros elogios. Como do poeta e ator Emmanuel Marinho: "Blanche mais uma vez nos brinca com sua poética de inovar e trazer um frescor à dança e ao teatro, mostrando que está em total sintonia com a contemporaneidade". 


Blanche salienta que o "COREOGEOGRAFIA MS", presta uma homenagem à dança teatro da coreógrafa alemã Pina Bausch, que morreu recentemente. O enredo mostra o rico folclore de Mato Grosso do Sul de forma contemporânea e bem humorada. 


A proposta de criação coreográfica do espetáculo se apropriou dos verbos dos poemas de Manoel de Barros para criar movimentos embalados por músicas de Helena Meirelles, Dino Rocha, Tetê Espíndola, Almir Sater, entre outros. "A primeira vez que li a palavra coreogeografia foi em uma crítica da Helena Katz, sobre os espetáculos da coreógrafa alemã Pina Bausch. Ela disse: "Pina faz coreogeografias", referindo-se á pesquisa que a coreógrafa fazia dos lugares por onde passava, como Brasil, Índia, Inglaterra, Itália entre outros. Hoje Pina não está mais entre nós, mas sua idéia de coreografar lugares me seduziu para realizar este espetáculo em sua homenagem. Tentamos traduzir o que observamos do gesto e dos corpos sul-matogrossenses, com uma visão baushiana", explica Blanche.


A especialista em dança, Lenira Rengel, professora Doutora da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA), afirma que o Fundo de Investimento Cultural (FIC) acerta ao promover o Grupo Dome de Dourados. "Blanche e o grupo transitam por vários códigos de dança para tratar de questões regionais que se expandem à aldeia global, como já bem disse MacLuhan", conclui. 


Lenira ressalta que "a proposta de dialogar com a forca intelectual expressiva dança-teatro busca expandir as possibilidades cênicas de corpos tão díspares que se juntam para compartilhar uma arte/vida de um, pode-se dizer novo, Estado brasileiro, no qual tantos Brasis convivem". "O Dome vem mostrar um Brasil que tem marcas para as quais queremos ser alheios, porém não é possível ser imunes", finaliza Lenira Rengel.


O circuito do COREOGEOGRAFIA MS segue para Itaporã, dia 12 de setembro; 26 em Amambaí; 3 de outubro em Maracaju e 18 de outubro volta a Dourados. Dia 1º de novembro vai a Campo Grande no Sesc Horto e encerra as apresentações em Glória de Dourados.


O elenco é formado por Andiara Pacco, Bruno Silva, Flávio Calixto, Luan Dalmaso, Liziane Zarpellon, Moisés Augusto, Rosana Segatto, Savana Rossato e Társila Bonelli. Blanche Torres, além de coreógrafa, é artista plástica, jornalista e escritora, pós graduada em Arte-Educação e pós-graduanda em Dança.



saiba mais