sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Santarém-Portugal: Festival de Folclore Celestino Graça celebra as bodas de ouro entre 3 e 6 de Setembro


O Mirante

publicou

03-09-2009


Festival de Folclore Celestino Graça celebra as bodas de ouro entre 3 e 6 de Setembro

Danças e cantares do mundo animam Santarém


Santarém volta a ser a capital do folclore durante quase uma semana, com a realização de mais uma edição do Festival Internacional de Folclore Celestino Graça, que reúne grupos nacionais e representações de Espanha, Itália, México, Polónia e Roménia. O espectáculo de ante-estreia está marcado para a noite desta quinta-feira, 3 de Setembro, pelas 22h00, na Praceta Cónego Formigão, em São Domingos.


No entanto, o palco privilegiado dos espectáculos continua a ser o grande auditório do Centro Nacional de Exposições. Nas noites de sexta e sábado, pelas 22h00, e no domingo pelas 17h15, o público tem oportunidade de apreciar as danças, cantares e trajes tradicionais dos vários grupos intervenientes. As entradas são livres.


Já esta quinta-feira, 3 de Setembro, o folclore vai andar pelas ruas da cidade a partir das 11h00 com a realização ateliers de dança a cargo dos agrupamentos participantes. Às 12h00 realiza-se um colóquio sobre os países participantes no Teatro Sá da Bandeira e pelas 15h30 há mais um atelier de dança, na Casa do Campino.


Na sexta-feira, pelas 17h00, realiza-se a inauguração oficial do festival com a habitual homenagem a Celestino Graça, fundador do festival, junto ao busto em sua honra situado nas proximidades da praça de toiros. Segue-se um desfile etnográfico que percorre várias artérias da cidade e termina no Largo do Seminário, onde haverá uma saudação à população às 18h15. Pelas 19h00 decorre uma sessão solene de boas vindas na Câmara Municipal de Santarém.


Sábado, a partir das 11h00, haverá animação nas ruas do centro histórico e junto ao W Shopping e pelas 12h00 o Lar de Idosos da Misericórdia de Santarém recebe uma mostra de danças e cantares. A sessão solene comemorativa dos 50 anos do festival está marcada para as 17h30 de sábado, na Casa do Campino.


O programa de domingo contempla uma missa na sé catedral pelas 11h00, um almoço regional pelas 13h00 no jardim dos paços do concelho e o espectáculo de encerramento acima referido. Segunda-feira é dia livre dedicado ao turismo, que culmina com um jantar de convívio. Os grupos estrangeiros regressam aos seus países na terça-feira, 8 de Setembro.



saiba mais