sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Colegiados Setoriais de Cultura aprovam seus regimentos internos


Comunicação Social/Minc escreveu:

Colegiados Setoriais

Dirigentes do MinC e representantes da sociedade civil se reúnem para debater políticas culturais

O Ministério da Cultura, em parceria com a sociedade civil, consolidou o diálogo com diversos segmentos artísticos nacionais. As áreas de Circo, Música, Dança, Artes Visuais e Teatro tiveram seus regimentos internos aprovados durante a última reunião dos Colegiados Setoriais de Cultura entre os dias 27, 28 e 29 de outubro, em Brasília.

O encontro, que é o segundo de 2009, foi organizado pelo Conselho Nacional de Política Cultural, órgão colegiado do Ministério da Cultura (CNPC/ MinC). "Esses documentos são fundamentais para formalizar o canal de diálogo entre o Estado e a sociedade civil. Com o regimento interno de cada colegiado abre-se um espaço para se institucionalizar de fato a participação da sociedade no Ministério", explicou o coordenador geral do CNPC, Gustavo Vidigal.

Os textos aprovados serão encaminhados para avaliação do ministro da Cultura, Juca Ferreira, e posteriormente divulgados no Diário Oficial da União. O único Colegiado Setorial que não teve o regimento aprovado foi o do Livro e Leitura, que marcou uma nova reunião para o dia 20 de novembro.

II Conferência Nacional de Cultura

Durante os três dias de reunião os Colegiados também discutiram diversas questões referentes à II Conferência Nacional de Cultura (II CNC), que deverá acontecer em março de 2010. A sugestão apresentada por dirigentes do MinC foi a adoção do Regimento Interno da II CNC pelos estados e municípios para facilitar a realização das conferências regionais.

A Bahia foi apontada como um dos estados mais organizados em termos de conferências culturais. O diretor do Centro de Artes Cênicas da Fundação Nacional de Artes (Funarte/MinC), Marcelo Bones, explicou que o estado já concluiu as conferências municipais e se prepara para realizar as setoriais.

Ele afirma que é sempre muito produtivo quando a sociedade civil e os setores culturais se unem com o governo para debater novas políticas. "O pacto federativo no Brasil ainda é incompleto, por isso é importante que haja um alinhamento entre os estados; as Conferências Culturais são um espaço para isso", disse.

Confira outras notícias da II CNC e do CNPC.

(Fotos: Rodrigo Coimbra, Comunicação Social/MinC)


saiba mais