quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Belo Horizonte-MG: apresentações no FID 2008



DANÇA PRECÁRIA

Margô Assis (Belo Horizonte/MG)


Local: Espaço Cultural Ambiente


24/10 Sex - 20h

26/10 Dom - 19h


Qual é o propósito de um corpo? A metáfora da dissecação do corpo em camadas vem sendo entendida como sua redução. No entanto, nas artes quanto nas ciências, tem o poder de ampliar e reinventar o corpo assim como a nossa percepção dele. Ações mecânicas como exgarçar, comprimir, girar e levantar explicitam através da dança no CorpoMargô, o quanto o corpo não é máquina, mas um sistema aberto a trocas, contaminações, fissuras: disparando fluxos de inteligência para seu entorno.


Espaço Cultural Ambiente
Rua Grão Pará, 185 - Santa Efigênia
tel 31- 3241.2020



UMA CACHAÇA QUE SE CHAMA DANÇA

Cris Oliveira e Paulo Cahmone (Belo Horizonte/MG)


Local: Cinema Usiminas Belas Artes


24/10 Sex - 23:30h

27/10 Seg - 23:30h


A Cachaça que os gregos registram como ‘ácqua ardens’, ou água que pega fogo, nas mãos dos Alquimistas se transforma em água da vida, é atribuído a ela propriedades místico-medicinais. A ‘Eau de Vie’ é receitada como elixir da longevidade. Pela fermentação da substância os egípcios antigos curavam várias moléstias inalando seu vapor. É algo ancestral.


A dança na sociedade e na cidade é uma manifestação cultural. Um rito ligado ao bem estar mental, físico e até espiritual. É uma forma de ‘expurgo’ da vida cotidiana, para se estar só ou compartilhar com pessoas queridas.

O corpo no momento em que dança, experimenta diferentes estados, são corpos livres, soltos, relaxados e com sentimentos de prazer e satisfação. É um ato que envolve pulsão, transe, amizade, bem estar, paixão, sedução, liberdade e adoração.

A dança aproxima as pessoas. A dança traz um potencial transformador na nossa relação entre o corpo, o outro e o mundo


Usiminas Belas Artes Cinema
R. Gonçalves Dias, 1581 - Lourdes
tel 31- 3252-7232



MATERIAIS DIVERSOS

Tiago Guedes / Materiais Diversos (Portugal)


Local: Teatro Izabela Hendrix


24/10 Sex - 21h

25/10 Sab - 20h


O que é coreografia? Esse trabalho propõe pensarmos que coreografia como a formulação de uma hipótese sobre o mundo. Como um óculos que organiza os perceptos de uma determinada forma, coreografar também teria a natureza de ser uma hipótese sensorial do mundo. Assim, a dança quanto a coreografia não falam, apenas indagam sobre, formulam questões.


Teatro Izabela Hendrix
Rua da Bahia, 2020 - Lourdes



saiba mais 

infodansa 22-10-2008   

infodansa 21-10-2008   

FID