DANÇA PRECÁRIA
Margô Assis (Belo Horizonte/MG)
Local: Espaço Cultural Ambiente
24/10 Sex - 20h
26/10 Dom - 19h
Qual é o propósito de um corpo? A metáfora da dissecação do corpo em camadas vem sendo entendida como sua redução. No entanto, nas artes quanto nas ciências, tem o poder de ampliar e reinventar o corpo assim como a nossa percepção dele. Ações mecânicas como exgarçar, comprimir, girar e levantar explicitam através da dança no CorpoMargô, o quanto o corpo não é máquina, mas um sistema aberto a trocas, contaminações, fissuras: disparando fluxos de inteligência para seu entorno.
Espaço Cultural Ambiente
Rua Grão Pará, 185 - Santa Efigênia
tel 31- 3241.2020
UMA CACHAÇA QUE SE CHAMA DANÇA
Cris Oliveira e Paulo Cahmone (Belo Horizonte/MG)
Local: Cinema Usiminas Belas Artes
24/10 Sex - 23:30h
27/10 Seg - 23:30h
A Cachaça que os gregos registram como ‘ácqua ardens’, ou água que pega fogo, nas mãos dos Alquimistas se transforma em água da vida, é atribuído a ela propriedades místico-medicinais. A ‘Eau de Vie’ é receitada como elixir da longevidade. Pela fermentação da substância os egípcios antigos curavam várias moléstias inalando seu vapor. É algo ancestral.
A dança na sociedade e na cidade é uma manifestação cultural. Um rito ligado ao bem estar mental, físico e até espiritual. É uma forma de ‘expurgo’ da vida cotidiana, para se estar só ou compartilhar com pessoas queridas.
O corpo no momento em que dança, experimenta diferentes estados, são corpos livres, soltos, relaxados e com sentimentos de prazer e satisfação. É um ato que envolve pulsão, transe, amizade, bem estar, paixão, sedução, liberdade e adoração.
A dança aproxima as pessoas. A dança traz um potencial transformador na nossa relação entre o corpo, o outro e o mundo
Usiminas Belas Artes Cinema
R. Gonçalves Dias, 1581 - Lourdes
tel 31- 3252-7232
MATERIAIS DIVERSOS
Tiago Guedes / Materiais Diversos (Portugal)
Local: Teatro Izabela Hendrix
24/10 Sex - 21h
25/10 Sab - 20h
O que é coreografia? Esse trabalho propõe pensarmos que coreografia como a formulação de uma hipótese sobre o mundo. Como um óculos que organiza os perceptos de uma determinada forma, coreografar também teria a natureza de ser uma hipótese sensorial do mundo. Assim, a dança quanto a coreografia não falam, apenas indagam sobre, formulam questões.
Teatro Izabela Hendrix
Rua da Bahia, 2020 - Lourdes